quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ascaridíase

É uma patologia provocada pelo parasita Ascaris Lumbricoides, que é um verme de grande distribuição mundial, com taxa de incidência elevada, sendo uma das verminoses mais comuns no Brasil.



                               A transmissão se dá por ingestão por via oral de ovos.
 - No meio ambiente onde são lançados os ovos junto com as fezes de um indivíduo contaminado, esses ovos precisam passar por fase de maturação ( 5 fases ) que na fase 3 gera a larva infectante ( larva filarióide ).
 As larvas L3 não originam diretamente os Ascaris lumbricoides, elas se aprofundam, atravessam a parede intestinal e caem na corrente sanguinea, vão para o figado, o coração direito e o pulmão ( alvéolos pulmonares ), As larvas permanecem no sistema respiratório por mais ou menos 10 dias, onde sofrem transformações de maturação na presença de oxigênio. As larvas saem dos pulmões, passando pelos brôquios e pela traquéia até chegarem a laringe, onde são engolidas novamente, passam pelo estômago e instalam-se definitivamente no intestino delgado ( jejuno e íleo ), crescem e transformam-se em vermes adultos, onde ocorre a diferenciação sexual ( macho e fêmea ) e o acasalamento. Ocorrendo a cópula ou não, a fêmea põe ovos, que saem nas fezes e caem no meio ambiente originando um novo ciclo. Quando adultos os machos são menores que as fêmeas e possuem a extremidade posterior fortemente encurvada para face ventral.



Sintomatologia:  os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca devido á presença de larvas no sistema respiratório, bronquite, algia abdominal, náuseas, êmese, diarréia e sintomas nervosos. Clinicamente, se manifesta por emagrecimento, por hemorragias pulmonares pela presença do parasita no pulmão, pelo abortamento de vermes adultos ( pela boca e ânus ) e pela broncopneumonia.







 Principais complicações da fase crônica: Enovelamento, quando se tem muito verme ele obstrui a parede  intestinal causando necrose e obstrução de alça intestinal.



Profilaxia: Dar destino adequado aos dejetos humanos, tratar os doentes, manter higiene com alimentos e água, manter higiene pessoal, contruir fossas e sanitários  e proteger os alimentos contra insetos coprófagos ( mosca, barata... )

Nenhum comentário:

Postar um comentário